quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Carnaval e Quarta-Feira de Cinzas e Páscoa acontecendo a partir da Astronomia

Olá!  O Carnaval acabou e a Quarta-Feira de Cinzas traz esta mensagem, não é verdade?

Você sabia que tanto o Carnaval quanto a Quarta-Feira de Cinzas - festas móveis - são atrelados à Astronomia?   E por que são festas móveis?

Bem, a Quarta-Feira de Cinzas acontece inaugurando, digamos assim, um tempo chamado de Quaresma, uma espécie de quarentena preparatória para os cristãos voltarem-se para suas interiorizações próprias..., até que encontrem seus Renascimentos, na Páscoa, a chamada Páscoa da Ressurreição.

A Páscoa - assim como a Semana Santa que a precede - são eventos também móveis e são atrelados à Astronomia.

E como tudo isso acontece e por que é a Astronomia a ciência que estrutura todas estas festas, estes eventos?

Muito simples: todos sabemos que no dia 21 de março entra em cena o Equinócio da Primavera, o chamado Ponto Vernal (o entrecruzamento das Linhas do Equador Celeste e da Eclíptica acontecendo em um ponto da constelação Pisces, os Peixes, e esse ponto inaugura um novo ciclo). Veja em http://oceudomes.blogspot.com.br/2016/02/lua-recem-nova-mergulhando-nos-mares.html

A Páscoa, enquanto festa cristã, acontece no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia do Equinócio da Primavera, simples assim.

Quer dizer, tudo acontece a partir da primeira Lua Cheia depois da entrada em cena do posicionamento do Sol passando pelo Ponto Vernal, simples assim.

E sabemos que o Carnaval sempre termina (?!?) na Quarta-Feira de Cinzas e a quarta-feira de cinzas acontece exatamente 40 dias antes da primeira Lua Cheia após o Equinócio da Primavera, simples assim.

Neste ano, a primeira Lua Cheia após o Equinócio da Primavera estará acontecendo em 23 de março, numa quarta-feira precedendo a famosa Quinta-Feira quando da Última Ceia sendo comemorada e a famosa Sexta-Feira da Paixão.... - sendo que o domingo de Páscoa estará acontecendo no dia 27 de março.

Muito antigamente e ainda antes dessas questões cristãs sobre a Páscoa, existia a Páscoa, sim, no sentido das festividades de comemoração do Renascimento da Vida após o longo inverno da (quase) desesperança!  E estas festividades aconteciam exatamente no dia da Lua Cheia primeira após o Equinócio da Primavera: Primavera!  O Retorno da Vida.

E sabemos que uma noite de Lua Cheia é algo sempre encantador e que convida as pessoas a saírem para o mundo iluminado pela luminosidade ímpar da Lua, é claro, podendo todos curtirem a festa durante a noite inteira, inteirinha, inteirinha e sob o belo luar iluminando campos e cidades e povos felizes com o retorno da vida, com a chegada da Primavera!

Com um abraço estrelado,
Janine Milward