quarta-feira, 1 de março de 2017

Carnaval e Quarta-Feira de Cinzas e Páscoa

Olá!  O Carnaval acabou e a Quarta-Feira de Cinzas traz esta mensagem, não é verdade?

Você sabia que tanto o Carnaval quanto a Quarta-Feira de Cinzas - festas móveis - são atrelados à Astronomia?   E por que são festas móveis?

Bem, a Quarta-Feira de Cinzas acontece inaugurando, digamos assim, um tempo chamado de Quaresma, uma espécie de quarentena preparatória para os cristãos voltarem-se para suas interiorizações próprias..., até que encontrem seus Renascimentos, na Páscoa, a chamada Páscoa da Ressurreição.

A Páscoa - assim como a Semana Santa que a precede - são eventos também móveis e são atrelados à Astronomia.

E como tudo isso acontece e por que é a Astronomia a ciência que estrutura todas estas festas, estes eventos?

Muito simples: todos sabemos que no dia 21 de março entra em cena o Equinócio da Primavera, o chamado Ponto Vernal (o entrecruzamento das Linhas do Equador Celeste e da Eclíptica acontecendo em um ponto da constelação Pisces, os Peixes, e esse ponto inaugura um novo ciclo).

A Páscoa, enquanto festa cristã, acontece no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia do Equinócio da Primavera, simples assim.

Quer dizer, tudo acontece a partir da primeira Lua Cheia depois da entrada em cena do posicionamento do Sol passando pelo Ponto Vernal, simples assim.

E sabemos que o Carnaval sempre termina (?!?) na Quarta-Feira de Cinzas e a quarta-feira de cinzas acontece exatamente 40 dias antes da primeira Lua Cheia após o Equinócio da Primavera, simples assim.

Neste ano, a primeira Lua Cheia após o Equinócio da Primavera estará acontecendo em11 de abril, numa terça-feira precedendo a famosa Quinta-Feira quando da Última Ceia sendo comemorada e a famosa Sexta-Feira da Paixão.... - sendo que o domingo de Páscoa estará acontecendo no dia 16 de abril.

Muito antigamente e ainda antes dessas questões cristãs sobre a Páscoa, existia a Páscoa, sim, no sentido das festividades de comemoração do Renascimento da Vida após o longo inverno da (quase) desesperança!  E estas festividades aconteciam exatamente no dia da Lua Cheia primeira após o Equinócio da Primavera: Primavera!  O Retorno da Vida.

E sabemos que uma noite de Lua Cheia é algo sempre encantador e que convida as pessoas a saírem para o mundo iluminado pela luminosidade ímpar da Lua, é claro, podendo todos curtirem a festa durante a noite inteira, inteirinha, inteirinha e sob o belo luar iluminando campos e cidades e povos felizes com o retorno da vida, com a chegada da Primavera!

Talvez aqui para nós, no Brasil, não tenhamos uma profunda compreensão sobre o que significa a chegada da Primavera ..., porque, em primeiro lugar, nosso verão estará terminando juntamente com a passagem do Sol pelo Ponto Vernal trazendo o Outono; e, em segundo lugar, porque praticamente não sentimos um inverno tão rigoroso, tão coberto de neve (com poucas exceções de algumas cidades bem ao sul do país).  E, além disso, nossa Primavera chega em dias mais conclusivos do mês de setembro, e novamente o clima é bem simpático, nem frio nem quente, ameno.

Com um abraço estrelado,
Janine Milward