sábado, 4 de março de 2017

Olhar para o céu e se comover é o primeiro passo



Clouds and star clouds
This Southern Hemisphere astronomer sent a fascinating picture that shows the star clouds of the Milky Way and a cloud storm above the Atacama Desert in Chile. Note the Large Magellanic Cloud above the horizon at lower right. (Canon 6D DSLR, Nikon 14-24mm lens set at f/2.8, four 40-second exposures, stacked)
Yuri Beletsky from Vitacura, Chile
http://www.astronomy.com/photos/picture-of-day/2014/01/star-clouds


Aos Caminhantes do Céu e da Terra 
que estão acordando para as maravilhas do céu estrelado:
Olhar para o céu e se comover
 é o primeiro passo


Janine Milward



Olhar para o céu noturno 
é algo que sempre me comoveu, 
desde pequena, 
com meus irmãos e eu indo parar no alto da caixa de água,
 em noites escuras, 
para ficarmos conversando sob as estrelas
 .... e sobre as estrelas. 

 Naqueles tempos do passado - metade do século XX -,
 a Nova Friburgo que morávamos 
era ainda uma cidade de luzes poucas 
e voltadas, amareladamente pálidas, 
somente para o chão das ruas simples e provincianas, 
que bom.

Havia também um livrão antigo de astronomia, 
em francês 
(que mais tarde descobri que é uma verdadeira relíquia 
e que minha mãe deixou para mim, como herança: 
Camille Flammarion, Astronomie Populaire, 
edição de 1922!),
 e sempre meus irmãos e eu estávamos folheando e lendo 
(tentando entender o francês aliado às fotos
 em preto&branco,
 do passado,
 de mais de um século atrás!).

Olhar para o céu
 e se comover é o primeiro passo. 

O segundo passo é decidirmos se vamos ficar felizes e contentes 
dentro do Caos
 ou se vamos tentar trazer o Caos para dentro do Cosmos.

Cosmos quer dizer ORDENAÇÃO e Caos quer dizer caos mesmo....

Acho que dá para começar tentando saber quem é quem 
- dentro das estrelas mais brilhantes, 
é claro, 
ou através pedacinhos de constelações 
(como o Cinturão de Órion conhecido como As Três Marias), 
ou mesmo através constelações inteiras 
(quem não sabe apontar para o Cruzeiro do Sul?).

Enfim,
 é preciso se estar em lugar de céu mais escuro e transparente,
 longe das luzes poluentes das cidades, grandes, médias, pequenas...
 Luzes são luzes em qualquer lugar 
e poluem nossa visão do céu estrelado, 
escondem as estrelas.


COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward